Troca de Sementes na Covilhã

“SeedFreedom” é um movimento internacional lançado pela Dr. Vandana Shiva que conta com inúmeras iniciativas de 2 a 16 de Outubro em diferentes países, com o objectivo de preservar as sementes tradicionais e locais.
A cidade da Covilhã junta-se a este movimento internacional (Figura 1), através da realização de uma Feira de Troca de Sementes no próximo dia 5 de Outubro, pelas 15h, na Escola Frei Heitor Pinto e dinamizado pelo Grupo Covilhã em Transição em articulação com o Agrupamento de Escolas Frei Heitor Pinto.

Mapeamento

 Figura 1 – Mapeamento de algumas iniciativas de preservação de sementes tradicionais que irão decorrer na semana de 2 a 16 de Outubro e na qual se insere a troca de sementes na Covilhã.

A Feira tem a sua abertura prevista para as 15h, seguindo-se uma conversa/partilha de conhecimentos sobre a preservação de sementes e uma visita guiada aos jardins (plantas e árvores) da Escola Frei Heitor Pinto. Decorrerão algumas actividades envolvendo a comunidade escolar, sendo que o evento irá encerrar com um workshop de ‘bombas de sementes’. Durante o período de realização da Feira (das 15h às 18h) irá decorrer uma troca de de sementes entre os participantes. A entrada no evento é livre e qualquer pessoa pode trazer as suas sementes (bem como estacas, bolbos, pequenas plantas…) para trocar.

Este evento irá contribuir para a Associação Instinto –Associação Protectora de Animais da Covilhã, em que quem quiser poderá trazer um dos seguintes items para doar a esta instituição: ração húmida ou qualquer outro tipo de ração (cão, gato); coleiras, trelas, mantas e cobertores, casotas, pipetas desparasitantes, caixas de areia, shampôo (cão, gato), comedouros.

A entrada para a Feira de Troca de Sementes na Escola Frei Heitor Pinto deverá ser realizada pela porta que dá acesso à Avenida Frei Heitor Pinto (entrada localizada na parte superior da Escola). Caso esteja bom tempo, a Feira irá decorrer ao pé da estufa, caso contrário o local das actividades será na área do bar da Escola. Para mais informações/questões: covilhaemtransicao@gmail.com

Programa

15h: Abertura da Feira.
Conversa/partilha sobre preservação de sementes
Visita guiada ao jardim (plantas e árvores) da Escola Frei Heitor Pinto
Troca de sementes
17h00: Workshop de Bombas de Sementes
18h00: Encerramento da Feira.

Evento no facebook: https://www.facebook.com/events/531351003626447/.

seedlings4

Deixe um comentário